segunda-feira, 29 de Abril de 2024  13:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-12-2012

Aveiro: Investigador da UA distinguido com Prémio LeYa no valor de 100 mil euros.


O investigador da Universidade de Aveiro, Nuno Camarneiro, foi distinguido com Prémio LeYa no valor de 100 mil euros pelo romance ...

O investigador da Universidade de Aveiro, Nuno Camarneiro, foi distinguido com Prémio LeYa no valor de 100 mil euros pelo romance “Debaixo de algum céu". Nuno Camarneiro nasceu em 1977 na Figueira da Foz e licenciou-se em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, onde se dedicou à investigação durante alguns anos.

Depois trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear), em Genebra, na Suíça, e concluiu o doutoramento em Ciência Aplicada ao Património Cultural em Florença. Em 2010 regressou a Portugal, sendo atualmente investigador na Universidade de Aveiro e professor do curso de Restauro na Universidade Portucalense do Porto. “No Meu Peito não Cabem Pássaros” é a sua estreia no romance. Agora é premiado pela obra “Debaixo de algum céu”.

O júri, presidido por Manuel Alegre, selecionou “Debaixo de algum céu” entre as 270 obras originais a concurso, destacando "a coerência com que é seguido o projeto, a força no desenho dos personagens e destaca a humanidade subjacente ao que poderá ser lido como uma alegoria do mundo contemporâneo".

O autor diz que o prémio foi uma agradável surpresa e lembra que a transição da leitura para a escrita é recente.

“Sempre fui um grande leitor e a seguir comecei a perguntar como se passaria de um lado para o outro do livro. Em Genebra, pro estar sozinho e falar mal o francês, tive o instinto de começar a escrever, de começar a socorrer-me das palavras. Começou aí uma relação mais séria com a escrita”, adianta Nuno Camarneiro em declarações à RTP.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®